Resenha: Extraordinário

10 de maio de 2014

Autor: R.J. PALACIO
Paginas: 318
Editora: Intrínseca
Classificação:
August Pullman, mais conhecido como Auggie nasceu com uma síndrome genética rara que lhe causou uma deformidade facial, a deformidade faz com que as pessoas o olhem de maneira estranha mas Auggie tem uma irmã chamada Via que o ama e não aceita que as pessoas olhem pra ele com caras estranhas e seus pais que optam por o manter afastado da sociedade mas depois de só ter aulas com sua mãe, seus pais resolvem que era hora dele ir estudar em um colégio particular de Nova York e as coisas mudam.Com uma família superprotetora, e uma cachorrinha encantadora. Auggie é um garoto empolgado, sonhador, e uma criança como qualquer outra com medos e desejos. O livro é escrito na 1ª pessoa e tem a visão de Auggie, de sua família e até amigos tornando-o ainda mais panorâmico da visão de cada personagem do livro. Auggie faz ao longo da história bons amigos como Jack e Summer e tem também Justin o namorado de Via que é uma ótima pessoa e protetora e sem esquecer do Professor Sr Browne que ensinou tanto aquelas crianças com seus preceitos que se eu tivesse um endereço provavelmente enviaria o meu ele. “Esses preceitos significa que deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como monumentos que as pessoas erguem em honra dos heróis depois que eles morrem. Como as pirâmides que os egípcios construíram para homenagear os faraós só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas têm de você.
O livro Extraordinário tem um toque leve e maravilhoso capaz de deixar qualquer leitor apaixonado pelo mesmo. Eu conheci Auggie e fiz dele meu amigo, acreditem, ele não é um garoto qualquer. Ele é mesmo EXTRAORDINÁRIO e se você quiser um bom livro/amigo, confie em mim... Este é o livro/amigo ideal.
“Minha mãe me abraçou mais apertado, se inclinou e deu um beijo no alto da minha cabeça. - Eu que agradeço, Auggie- respondeu ela. - Pelo quê? - Por tudo o que nos deu. Por entrar nas nossas vidas. Por ser você. Inclinou-se de novo e sussurrou em meu ouvido: -Você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário.”
Palacio do início ao fim promete trazer uma leitura arrebatadora. Apesar de toda simplicidade, é completamente envolvente e emocionante, nunca expondo Auggie como um coitado. A moral da história nos mostra que, infelizmente, o mundo com todo o seu “perfeccionismo” deixa de lado o que mais importa: a beleza interior. Assim, milhares de pessoas tem medo de mostrar o que realmente são. Crianças sofrem bullying nas escolas, jovens se matam e se mutilam todos os dias por medo ou por falta de fé em si próprios. A aparência de alguém não deveria ser o principal modo de tirarmos a conclusão sobre seu caráter.

Alguns pontos negativos do livro são: erros de português e alguns capítulos apresentam começos de frases com letras minúsculas. Sobre o preço do livro, está bem acessível variando de 15 a 20 reais, além de ser uma leitura para qualquer idade e um ótimo presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário