Resenha: O Diário de Carson Phillips

17 de fevereiro de 2014

Autor: Chris Colfer
Páginas: 232
Editora: Benvirá
Classificação: 
Carson Phillips está - graças ao bom Deus - no último ano do colégio e prestes a realizar um dos maiores sonhos de sua vida: estudar jornalismo na Universidade de Northwestern e deixar a pequena cidade de Clover e sua família problemática para trás. Mas, para isso, precisa sobreviver ao último ano, parar de questionar a autoridade dos professores e do diretor e, o que é mais importante, convencer seus colegas a participar de uma revista literária, que ele acredita ser seu passe de entrada para a universidade. Como esperado, nenhum estudante - além de Malerie, sua fiel escudeira - se interessa em colaborar. E, já que ninguém vai por bem, Carson é obrigado a usar de meios um tanto reprováveis. Munido dos segredos obscuros dos alunos mais populares do colégio, Carson e Malerie iniciam uma caçada para conquistar colaboradores. Engraçado e inteligente, O diário de Carson Phillips mostra o dia a dia "das trincheiras" - como Carson chama os corredores do colégio - e traz à tona, de maneira espirituosa, as relações complexas, e muitas vezes hilárias, que acontecem dentro das escolas. Esta história, que começou nas telas, teve seu roteiro assinado por Colfer, que também protagoniza o filme ao lado de Allison Janney, Christina Hendricks, Dermot Mulroney, Sarah Hyland e Allie Grant.


''O Diário de Carson Phillips'' é um livro lançado pela Editora Benvirá (a qual disponibilizou um exemplar do livro. Obrigado Benvirá!) e tem como título original ''Struck By Lightning''. Eu gostaria que o título fosse ''Atingido por um raio'' na versão brasileira, mas acabando de ler o livro, mudei minha opinião.
1º Estaria muito estampado o final do livro por causa desse título.
2º A história conta tudo o que está acontecendo na vida de Carson, na forma de um Diário.
Acreditam que esse foi o primeiro livro que consegui ler depois de ter assistido ao filme? Sim!
E acabei gostando mais do livro! Ele possui uma leitura fácil e ainda tem mais detalhes que eu não vi no filme. Ou eu tenha esquecido mesmo. Além da capa ser muito bonita e não ter nenhum errinho de português.

A história se trata de um jovem que tem um sonho: Estudar jornalismo. Dá para percebermos o quanto ele é inteligente e o quão é diferente dos demais. Carson foi sempre mais evoluído que as outras crianças e, mesmo quando adulto, continuava tendo um nível mais alto no quesito ''mentalidade''. Na história inteira, Carson escreve em seu diário coisas que sempre nos fazem rir ou pensar: ''Isso é verdade, Carson!''. Ele também tem o desejo de sair de Clover (sua cidade minúscula). Carson está em seu último ano na escola e por isso precisa tomar uma decisão para o seu futuro e correr atrás dele. Porém, não será tão fácil assim, pois não há muitas pessoas que gostam de Carson. Ele precisa de ajuda para tentar entrar em Northwestern, sendo assim, cria uma Revista Literária, a qual é composta por textos de alguns alunos - populares - que foram chantageados por ele.
Mas qual será o segredo dessas pessoas populares que tem tanto medo de revelá-los que preferem obedecer ao que Carson pede-os?
Em algumas partes do livro, achei o personagem sem graça nas suas expressões e pensamentos.
Mas... que bom que surgiu Malerie! (Sua fiel amiga e comparsa de crime). Ela é extremamente encantadora e burrinha. Copia textos de grandes autores famosos e diz que eles que a copiaram. Particularmente, adoro essas personagens lerdinhas e fofas. Acho que elas dão um toque essencial numa obra. Além de ter mais heterogeneidade na leitura e assim agradando mais o público-alvo.

As falas sobre sonhos, sobre nunca deixarmos de conquistá-los foram as que mais me agradaram. Ah, e não podia deixar de esquecer... Como eu adorei ter a Revista Literária no livro!...Os textos dos chantageados são os melhores (rsrs)! E o livro também é bem divertido! Indico ele para todos, principalmente aos jovens que vivem o pesadelo do ensino médio!
E por que 4 estrelas?
No livro, o fechamento da história ocorre muito rápido e, por isso, assistam ao filme STRUCK BY LIGHTNING, pois me senti emocionado com o final e creio que vocês também se sentirão.

Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar aqui a sua opinião sobre esse livro. Beijos!

7 comentários:

  1. Não conhecia o livro .. Mas curti.!
    A estória é bem diferente do que ando lendo ultimamente .. Mas gostei do enredo e do personagem, pois me identifiquei um pouquinho com ele kkkk

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tbm não conhecia esse livro, mas gostei bastante da premissa dele, entrou na minha lista de leituras com certeza, otima resenha
    Abraços
    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Erick. Pode adicionar que você irá gostar! rs.

      Excluir
  3. Adorei a resenha, depois disso vai pra minha lista com certeza.

    http://aestranhanoparaiso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li, obrigado!
      Tenho certeza que você vai gostar bastante :D

      Excluir
  4. parabens pela resenha. super fiquei com vontade de ler!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gio! Te espero ler, okay? Depois volte e me fale se realmente gostou! rs. Bjs

      Excluir